Sinopse
TEXTO Apresentação - A Música Audaz de Toninho Horta":
Focado na carreira e trajetória artística de um dos mais admirados e renomados músicos mineiros, o documentário “A Música Audaz de Toninho Horta” busca, através de depoimentos, apresentações musicais e diversos materiais de arquivo, trazer à tona um pouco mais da importante contribuição de Toninho Horta para a música mineira e brasileira.
Ao longo de 40 anos, Toninho Horta participou de momentos marcantes da Música Popular Brasileira, a começar pelos festivais da canção do final da década de 60, passando pelos anos 70 ao lado de Milton Nascimento, Elis Regina, Maria Betânia e Gal Costa, entre tantos outros, bem como no movimento que passou a ser reconhecido como Clube da Esquina, e culminando nos anos 80 e 90 com sua valiosa aproximação com o Jazz e os mais renomados músicos americanos. Uma trajetória marcada por originalidade e sonoridade inconfundíveis, admiradas não só pelo público, mas também por músicos e artistas das mais diferentes nacionalidades.
Para subsidiar esta impressionante trajetória, foram realizados aproximadamente 35 depoimentos, entre artistas, amigos e familiares que estiveram presentes ao longo destes 40 anos. Entre estes depoimentos, podemos destacar Milton Nascimento, Raul de Souza, John Pizzarelli, Nana Caymmi, Joyce, Beto Guedes, Lô Borges, Márcio Borges, Marilton Borges, Fernando Brant, Wagner Tiso, Nivaldo Ornellas, Novelli, Nelson Ângelo, Helvius Vilela, Aécio Flávio, Rudi Berger, André Dequech, Yuri Popoff e tantos outros artistas de reconhecida capacidade no cenário artístico brasileiro e internacional.
Além destes depoimentos, foram gravados ainda 4 apresentações musicais, com diferentes dinâmicas, seja show-solo ou com banda.
Para ilustrar o documentário, com duração de 50 minutos, foram ainda catalogadas cerca de 500 fotos de arquivo e 20 vídeos históricos, sendo que alguns elementos ainda não foram incorporados ao primeiro corte de montagem, visto que demandam o trabalho de composição artística de profissional especializado ou as devidas autorizações de utilização, a serem negociadas na finalização do documentário. De toda forma, servirão para ampliar e fortalecer a capacidade de compreensão por parte do público desta longeva e impressionante carreira.
Sob o ponto de vista do registro e difusão da cultura mineira, vale destacar a importância deste documentário para que novos artistas possam conhecer melhor a obra deste virtuoso compositor, ampliando a influência deste talento mineiro na formação de outros músicos e artistas.
Por fim, vale lembrar que a grande inserção internacional do artista em foco cria excelentes oportunidades para a obra audiovisual, possibilitando uma ampliação na visibilidade das culturas mineira e brasileira e consequentemente o fortalecimento das práticas artísticas em nosso país.