As cores do divino
- Ano
- 2020
- Duração
- 78 min
- Local de produção
- CE/Brasil
- Legendas
- ENG
- Classificação
- 12
- Acesso
- Locação
Disponível para todos os países
Sinopse
Documentário realizado a partir de conversas com pessoas LGBT+, unidas por um traço em comum: todas já fizeram parte, ou ainda fazem, de alguma instituição religiosa. O filme traça um instigante panorama sobre a relação entre religião e sexualidade.
Por que assistir?
A partir de uma colagem de relatos de diversas pessoas LGBTQIAPN+, o documentário As cores do divino (Victor Costa Lopes, 2020) constrói um panorama de relações entre sexualidade, identidade de gênero e religião no Brasil contemporâneo. Valendo-se de entrevistas, a montagem opta por ordená-las uma a uma - dando tempo e espaço para cada pessoa se apresentar -, de modo que nos deparamos com distintas formas de compreensão da experiência religiosa. Tal intersecção é tratada com sensibilidade e profundidade, revelando a complexidade dessas vivências em um contexto cultural marcado tanto pela diversidade quanto por preconceitos e estigmas. À sua maneira, cada um encontra suas formas possíveis de relação com a religião - ideia muito bem sublinhada por uma das entrevistadas, Rosângela Silva, quando revela que foi se aceitando e amando que passou a amar a Deus. No filme conhecemos também Babá Cleudo de Oxum. Num primeiro momento, o vemos apresentar o jardim do terreiro e depois refletir abertamente sobre expressões de sexualidades. O que mais se destaca, tanto do ponto de vista das religiões de matriz africana apresentadas pelo filme quanto no relato de Dario Bezerra, para citar mais um exemplo, é justamente a ideia de um princípio acolhedor da religião e de sua potencialidade enquanto espaço para descobertas de si.
(Bárbara Bello)
Direção
Ficha técnica
elenco Mariínha Pires, Leo da Silva, Baba Cleudo de Oxum, Rosângela da Silva, Keyla de Oliveira, Melissa Reis, Bruno dos Reis, Dario Bezerra, Karine Queiroz, Fernando de Freitas e Vanderlei Nogueira.
produtora Orla Filmes
direção e montagem Victor Costa Lopes
produção Luciana Vieira
assistência de direção Tarcísio Rocha Filho
fotografia Lívia de Paiva
pesquisa Ed Borges e Isaac Martins
som Elena Meirelles
edição de som e mixagem Lucas Coelho
trilha sonora original Guilherme Mendonça
identidade visual Tobias Gaede