Japão
- Ano
- 2021
- Duração
- 21 min
- Local de produção
- GO/Brasil
- Classificação
- 14
- Acesso
- Gratuito
Disponível para o Brasil
Sinopse
Japão se passa em Campos Verdes, no norte goiano, que fica a 313 Km da capital Goiânia. O filme acompanha ao longo de três anos um grupo de trabalhadores de uma mina subterrânea de esmeralda. Os personagens do filme são Zé pretinho, Marcha Lenta, Lula, Peixe, Galego e Ireno. São personagens desse filme também os fantasmas de Tutinha e Zumba, trabalhadores mortos violentamente em acidentes nas minas ao longo das filmagens.
Por que assistir?
O curta de Henrique Borela nos lança numa experiência de contato com trabalhadores do subsolo. Trata-se de uma experiência a um só tempo inventiva e indicial, na medida em que registra corpos, espaços, dicções e temporalidades próprias daqueles que são filmados, sem abrir mão de rigorosas escolhas formais.
A primeira sensação é a desorientação. No escuro da mina, pouco se enxerga: a dança dos feixes de luz das lanternas acesas sugerem um filme próprio às vanguardas do cinema experimental. Aos poucos, vemos gestos em quadros bem fechados, corpos apanhados em fragmentos, o brilho opaco do suor na pele, túneis sem luz no fim. O que há, no fim do túnel, são aparições ou assombrações, corpos em fade, como fantasmas.
A câmera de Henrique Borela esculpe a atmosfera sombria e claustrofóbica, buscando lapidar, num trabalho minimalista e minucioso, algo da vivência dos trabalhadores mineiros, entre o risco e a vertigem, ao som de uma trilha sonora ora drama, ora silêncio. Escutamos também a fala dos mineiros. Há escuridão e perigo em suas rotinas de trabalho, mas ainda sonham: o dinheiro virá, com pedra e sorte.
Direção
Ficha técnica
direção e montagem Henrique Borela
som direto Marcelo Andrade
pesquisa e produção Dídimo Neto