Nada está fora do lugar
- Ano
- 2017
- Duração
- 14 min
- Local de produção
- RJ/Brasil
- Classificação
- L
- Acesso
- Gratuito
Disponível para o Brasil
Sinopse
Inspirado nas migrações proféticas em busca da “Terra sem Mal” (yvy marã’ey) e pontuado pela menção – em Coix lacryma – ao etnocídio, aqui particularmente dos Guarani, o vídeo de Josely Vianna Baptista traz um eco da reciprocidade do jopói guarani – as mãos abertas que doam – e sugere a visão de uma natureza sem fronteiras e de uma cultura permeável a essa natureza. Multidisciplinar e plurilíngue, coerente com o percurso poético-político de Josely – que sempre teve em mira uma "contraconquista" das trocas culturais –, o trabalho é o resultado do enlace de sua poesia com a videoarte de Carlos Nader, a música de Waltel Branco, a arte visual de Francisco Faria, o trabalho etnográfico de Mito Sequera, a direção musical de Kito Pereira e as traduções e leituras de Chris Daniels (inglês), Cristino Bogado (guarani) e Reynaldo Jiménez (espanhol), além de sua própria voz.
Por que assistir?
Nada está fora do lugar é uma videoarte experimental realizada em uma parceria com a poeta Josely Vianna Baptista para a edição da FLIP de 2017. O filme entrelaça sons do mar, vozes infantis e fragmentos poéticos, em um jogo sensorial de sobreposições visuais e sonoras. A partir do pensamento mbyá-guarani sobre origem e pertencimento, o filme articula imagens do território, vozes em diversas línguas — português, inglês, espanhol e guarani — e fotografias de indígenas, criando uma dinâmica de tradução e convidando à escuta.
Direção
Ficha técnica
poemas, Roteiro e pesquisa etnográfica Josely Vianna Baptista
direção e montagem Yasmin Thayná
trilha sonora Waltel Branco
acervo Mbyá-Guarani de som e imagem Guillermo Sequera
desenhos e roteiro Francisco Faria
direção musical e edição de som Pedro Jerônimo Vaz de Faria e Kito Pereira
versões e leituras Chris Daniels (inglês), Cristino Bogado (Guarani), Josely Vianna Baptista (Português) e Reynaldo Jiménez (Espanhol)