Aiano Bemfica
Cineasta e pesquisador, investiga as interseções entre lutas sociais e as imagens realizadas no bojo destes processos. Suas obras percorreram cidades como Nantes, Nova York, Bologna, Paris, Berlim, Buenos Aires e Medellin e têm sido reconhecidas em importantes espaços de exibição no Brasil, como a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (premiado com o Prêmio Sesc de Arte Contemporânea), Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Filme e Melhor Som), Festival Janela Internacional de Cinema (prêmio de Melhor Montagem, Melhor Imagem e Menção Honrosa), Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (prêmios do juri e do público de melhor filme), Mostra Internacional de Cinema de Tiradentes e Olhar de Cinema de Curitiba.
Estreou na direção em 2016 com o filme “Na Missão com Kadu”, exibido em mais 50 festivais no Brasil e no mundo, tendo recebido diversos prêmios. Seu segundo filme, “Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados”, chegou às telas durante o 51o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Som e teve ampla circulação em festivais nacionais e internacionais. Em 2020 lançou o longa-metragem “Entre Nós, Talvez Estejam Multidões” e o curta “Videomemória”, ambos com exitosa carreira. Seu trabalho mais recente foi a vídeo-instalação “Caminhará nas avenidas, entrará nas casas, abolirá os senhores”, obra comissionada para o Pavilhão do Brasil durante a 17a Biennale di Architettura di Venezia em maio de 2021.
Filmografia
“Caminhará nas avenidas, entrará nas casas, abolirá os senhores”, vídeo instalação em três telas, 44 min, 2021. (A obra irá compor o Pavilhão do Brasil durante a 17a Biennale di Architettura di Venezia em maio de 2021)
”Videomemória”, Documentário, 21,37min, 2020. (Filme estreará em novembro 2020 na Mostra Competitiva Nacional do 22l Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte)
“Entre nós, talvez estejam multidões”, Documentário, 95 min, 2020. (Filme estreará em outubro 2020 na Mostra Competitiva do 9o Festival Olhar de Cinema)
“Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados”, Documentário, 23 min, 2018
“Na Missão, com Kadu”, Documentário, 28 min, 2016