Carlos Adriano
São Paulo, 1966. Doutor em Estudo dos Meios e da Produção Mediática (USP, 2008; orientação: Ismail Xavier; Bolsa Fapesp). Pós-Doutorado (PUC-SP, 2014; supervisão: Arlindo Machado; Bolsa Fapesp). Pós-Doutorado em Meios Audiovisuais (USP, 2017; supervisão: Cristian Borges; Bolsa Capes).
Retrospectivas: Festival do Rio (2002); 56º Festival de Locarno (2003); 6º Festival de Curtas de BH (2004); 16º Festival Sesc Videobrasil (2007); Instituto Tomie Ohtake (2019).
Filmes exibidos no MoMA (Nova York) e Tate Modern (Londres). Realizou, entre outros, “A Voz e o Vazio: a Vez de Vassourinha” (1998; Melhor Curta Documentário, 36º Festival de Chicago), “Santos Dumont Pré-Cineasta?” (2010; Melhor Direção, 10º Recine), “Dance of Leitfossil” (2014; Melhor Filme, Golden Reel Festival) e “A Rotina terá seu Enquanto” (2019; Melhor Curta, 24º É Tudo Verdade). Seu trabalho é tema de um capítulo de “The Sublimity of Document: cinema as diorama (avant-doc 2)”, de Scott MacDonald (Oxford University Press, 2019)
Filmografia
Suspens. 1989 / 13 min
A Luz das Palavras. 1992 / 8 min
Remanescências. 1997 / 18 min
A Voz e O Vazio: A Vez de Vassourinha. 1998 / 35mm / 16 min
O Papa da Pulp: R. F. Lucchetti. 2002 / 15 min
Militância. 2002 / 10 min
Um Caffé com o Miécio. 2003 / 15 min
Porviroscópio. 2006 / 31 min
Das Ruínas a Rexistência. 2007 / 13 min
Santoscópio = Dumontagem. 2009 / 14 min 31 seg
Santos Dumont Pré-Cineasta? 2010, 63 min 05 seg 07 frames
Sem título # 1 : Dance of Leitfossil. 2014 / 5 min 30 seg
Sem título # 2 : la mer larme. 2015 / 30 min
Sem título # 3 : e para que Poetas em Tempo de Pobreza? 2016 / 13 min
Festejo Muito Pessoal. 2016 / 8 min 33 seg
Sem título #4: Apesar dos Pesares, na Chuva há de Cantares. 2018 / 30min
MarMúRio. 2019 / 6 min
Sem título # 5 : A Rotina terá seu Enquanto. 2019 / 10 min
Sem título # 6 : O Inquietanto. 2020 / 16 min
O que Há em Ti. 2020 / 16 min 31 seg
Sem título # 7 : Rara. 2021 / 11 min 59 seg”