Duo Strangloscope
O Duo Strangloscope, formado por Cláudia Cárdenas e Rafael Schilchting, tem seu trabalho com origem na pesquisa continuada e na aleatoriedade das escolhas e dos afetos. A paixão pelo processo de criação de imagens em movimento como modo de dar vida ao imaginário e expressar emoções, pensamentos e reflexões sobre o estar no mundo, e a atração pela montagem, pela matéria fílmica e por sua composição e diferentes modos de gerar outros mundos levou a dupla ao cinema experimental, por sua potência libertária e antissistema, em oposição aos métodos e modos de produção industrial do cinema convencional. São também os criadores e curadores da Strangloscope-Mostra Internacional de Audio, Video/Filme e Performance Experimental, uma mostra não competitiva em 2021 teve sua 13a edição, a primeira online. Com um caráter distintamente experimental, a mostra propicia e alimenta o debate sobre os códigos audiovisuais, a sociedade e a cultura.
Filmografia
Curtas-metragens:
Antes da formação do Duo Strangloscope:
• Pessoa (video,cor, 2002)
• Road Movie (video, cor, 2004) https://www.youtube.com/watch?v=q9ca9ch0g60
20 minutos
• Curta Ilha( video,cor,2005) – As aventuras de um turista na ilha da magia. Sátira à venda de Florianópolis como atração turística em tom de desenho animado do Pateta. https://www.youtube.com/watch?v=YCRDAwQl8NI
Quase 7 milhões de espectadores no youtube no link mais antigo: https://www.youtube.com/watch?v=BMRQHOWnUdE
Curta-metragem resultante do Trabalho de Conclusão de Curso de Rafael Schlichting
• Cruz e Sousa, a volta de um desterrado – Os restos mortais do poeta Cruz e Sousa voltam a Florianópolis, antiga Desterro, por requisição do governo do estado e são recebidos num evento no Palácio Cruz e Sousa. O documentário mostra a cerimônia, exibe o local onde os restos do poeta serão recebidos e em off ouvimos a narração de dois poemas de Cruz e Sousa, Marche aux Flambeau e O emparedado. Uma homenagem poética ao poeta ao mesmo tempo em que exibe e documenta o evento 2007 – VÍDEO – https://www.youtube.com/watch?v=xg4kz-1rsCQ
Exibição de estréia no Evento: Sobre a noção de despesa(parte menos 1)-curadoria Roberto Moreira Júnior. 22 de agosto de 2008.Fundação Hassis, Museu Hassis, Florianópolis, SC
Mostra de Cinema Ousada – UFSC – 25 de setembro de 2008. Reitoria da UFSC. https://semanaousadaufscudesc.blogspot.com/2008/09/cruz-e-sousa-volta-de-um-desterrado.html
Selecionado pela 12ª Mostra de Tiradentes, Universo Produção, MG (2009)
Exibição TV UFSC. 23 de novembro de 2011. https://bugigangart.blogspot.com/2011/11/documentario-cruz-e-sousa-volta-de-um.html
Selecionado pelo curtadoc tv. https://curtadoc.tv/curta/literatura/cruz-e-sousa-a-volta-deum-desterrado/
• E.T.-Emissário da Terra – Um Emissário da Terra (E.T.) chega a um mundo muito lógico. As pessoas do local secomportam de forma maquínica. O engenheiro chefe do lugar tenta mandá-lo embora como se previsse que algo viria a dar errado. O Invasor acaba no hospital. Lá, ele passa a pregar o evangelho. Os habitantes seguem seus ensinamentos e constroem uma igreja. No final, acontece o que o engenheiro chefe, que também é terráqueo, previa: Os lógicos após tornarem-se cristãos, pregam o E.T. na cruz para que ele possa ressuscitar e subir ao céu.
Exibições:
Curta Cinemateca, em 21 de maio de 2010.
Em Cartaz-Mostra de Vídeos , de 18 a 22 de junho de 2012. Museu Victor Meirelles.Curadoria de Ricardo Mari Neto e Noara Quintana www.museuvictormeirelles.museus.gov.br/agenda-cultural/2012-2/armazem-em-cartaz/
Mostra de Cinema nos Bairros – Em comemoração ao aniversário de Florianópolis, uma variada programação foi realizada pela Fundação Frankin Cascaes e Funcine em março de 2013.
http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/funcine/?pagina=notpagina¬i=8240
Mostra Armando Carreirão do FUNCINE, dia 30 de setembro de 2016
• Documentário – Ensaio, documentário ficcional em vídeo que parte do fazer cinematográfico de Sganzerla para pensar o cinema independente de guerrilha atual. Filmado em Joaçaba, São Paulo e Rio de Janeiro, conta com depoimentos de colaboradores de Sganzerla como Arrigo Barnabé, Gilberto Gil e Jorge Mautner, entre outros. O título “documentário” faz referência ao primeiro curta-metragem de Rogério Sganzerla.
Exibições:
Selecionado pelo CurtadocTV https://curtadoc.tv/curta/artes/documentario/
Mostra Armando Carreirão do FUNCINE, dia 30 de setembro de 2016
Exibido na Mostra Cinema à Vista, do SESC Joaçaba, Teatro Alfredo Sigwalt, em 25 de abril de 2017.
Exibido na mostra Funcine Convida em fevereiro de 2018
https://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1417-noticias-mis/13758-13758-funcine-convida-para-o-lancamento-de-quatro-curtas
Trabalhos como Duo Strangloscope:
•Dispositivo Cinematográfico – La Beauté des Images (vídeo, 2011) – Entre imagens, entre lugares de um discurso amoroso sobre o fazer artístico a partir da matéria que nos concerne: natureza, transparência, opacidade, entrega, captura e sedução das imagens. Beleza. Revelar o Dispositivo Cinematográfico como meio de chegar à beleza das imagens. Na continuidade e descontinuidade das imagens cortadas pelas lâminas se inscreve uma potência corpórea e humana. Fazer cinema, imagem e movimento como um processo pictórico delicado e entregue ao risco.
Exibições:
Em Cartaz-Mostra de Vídeos , de 18 a 22 de junho de 2012. Museu Victor Meirelles.Curadoria de Ricardo Mari Neto e Noara Quintana www.museuvictormeirelles.museus.gov.br/agenda-cultural/2012-2/armazemem-cartaz/
HearteartH – curadoria de Sonia Armaniaco e Maria Korporal, no Group Global 3000 e no Medienwerkstatt Bethanien em Berlin (julho de 2016)
[.BOX], Visual cointainer, Milão (setembro de 2016)
VisualContainer.tv (Fevereiro de 2017) www.heartearth.rf.gd/cardenas.html?i=1
•Living Still Life – “”Com o chifre do rinoceronte, energia máxima no mínimo espaço, frente ao espaço infinito do mar, o quadro resulta da cúspide de uma geometria (…) que permite a mim conhecer existencialmente a verdade do espaço-tempo.”” 2012 – VIDEO – https://vimeo.com/114436194
• As estátuas também morrem – Quando o que resta clama por um sopro a mais de vida. Combinação de força e movimento sob a batuta do espírito. Espargir de sombras vibráteis sobre a tela plana. Inspiração e expiração, essa centelha de partículas de eternidade medidas na duração da vida. Filme experimental realizado em 8mm, captado em tomada única e montado diretamente na câmera. O som foi realizado separadamente e antes da revelação do filme. Cinema de sensações. 2012-SUPER 8 – https://www.youtube.com/watch?v=JoUnUcO9JXY
•Monge, perereca pirulito (Super 8 Clipe) da música dos Irmãos Panarotto
Direção: Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting (Duo Strangloscope)
Estrelando: Demétrio e Roberto Panarotto.
Gravado em Super 8 – PB (em dezembro de 2013)
https://polentabrustolada.wordpress.com/2015/08/
• Nuclear Emulsion – Interseções entre natureza, pintura, fotografia e cinema na busca de uma poética que expresse a passagem do tempo que escultóricamente se imobiliza na petrificação do humano como paisagem. Corpo fragmento. Corpo paisagem. Pedra. Pensamento sobre como a materialidade do grão (real, físico) imprime sobre a imaterialidade da imagem digital (binária). 2013 -VÍDEO – https://www.youtube.com/watch?v=JoUnUcO9JXY
Exibições:
Fez parte da seleção “Time is Love” e foi exibido em mais de 20 países por essa plataforma.
•Time Gap – Atraso, intervalo, espaço. O que o espaço contém de tempo na duração do instantâneo da imagem? Como retratar o tempo retirando-lhe o caráter documental que a imagem sempre produz? A imagem num cinema contemporâneo, não referencial, não é imitação das coisas, mas um intervalo produzido de forma a exibir a natureza mesma da linguagem cinematográfica ao falar sobre o tempo cinema. Time Gap aborda o nascimento da imagem, retomando o negativo fílmico como pele de inscrição para expor e tentar exaurir suas possibilidades de esgarçamento através da tecnologia digital. O filme foi realizado em Detroit, berço da indústria automobilística, cidade ícone do capitalismo americano e que hoje se encontra em profunda decadência.
Exibições:
Exibido na 9ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto em 2014,
Prêmio de conjunto da obra na Mostra do Filme Livre-CCBB/Rio, 2015
[S8]-Mostra de Cine Periferico (Coruña, Espanha), 2015
Shortcutz Porto, 2015
Dobra MAM/Rio, 2016
Cine Cleo/Brasilia(2018),
4ª edição do Festival Cine Rua Sete(Vitória/ES),
Cineclube Cine Rua(Recife/PE),
This is not a Robot Film Festival (Atenas/Grecia),
Brazilian Women Film Festival no BEA-Brazilian Endowment for the Arts (New York), Brasil Visual Experimental (Bratislava),
Videoformes 2019 Festival International d´arts numériques Clermont-Ferrand 2019 MELHOR FILME NO ALTERNATIVE FILM VIDEO – BELGRADO 2014- SUPER8 + VIDEO –
https://vorkyteam.blogspot.com/2015/04/filmsko-vece.html
• “”……………………………………………………………….”” – Vídeo Performance. Propostas de movimentos, action filming, misé en scene. Cinema digital. Video arte. Ignorar fronteiras. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ – 2014 – VÍDEO – 3 CANAIS – https://vimeo.com/252718465
•Spinoff – Spin-off (mídia): um novo produto de mídia derivado de uma ou mais obras já existentes. Nos meios de comunicação, um spin-off é um programa de rádio, programa de televisão, vídeo game, ou qualquer obra narrativa, derivada de uma ou mais obras já existentes, a diferença de um spin-off para uma obra original é que ele se concentra, em particular, mais detalhadamente em apenas um aspecto (por exemplo, concentra-se mais em um tema especifico, personagem ou evento). 2014 – 8mm + VÍDEO – https://vimeo.com/109783913
• NOTHING TO ADJUST #1 – Processos analógicos e digitais de edição, pele recriada. dilatar os limites do representável para além do existente, reconstituir o ausente;???????? (fantasia),aparição, ?????????? (fantásmata), cópia degrada distante da essência. a imaginação vai atuar mais fortemente quando estamos distantes do objeto, quando não podemos percebê-lo e temos de imaginálo e, por isso, a sua natureza é falseadora, enganadora. O elemento de dubiedade do fantasma, esse ente evanescente. 2014 – 8mm + VÍDEO – https://vimeo.com/108289664
• Étant Donnés – Não se trata de uma apropriação mimética, uma reprodução do Étant Donnés de Duchamp, mas sim de uma singela e simples impressão de uma presença, como marca, sinal, sintoma, como traço fıś ico de um estar-aı́(ou um ter-estado-aı)́: uma impressã o que nã o extrai seu sentido de si mesma, mas antes da relação existencial – e muitas vezes opaca – que a une ao que a provocou. 2014 – VÍDEO – https://vimeo.com/110686848
• Parking Area – O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas. Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição. As imagens vão se dando assim, como o amor, com este sentido secreto. Nos que sempre estamos em busca de algo, de uma imagem, de um som, de um enquadramento, ficamos ali, maravilhados com as ruinas de um teatro que agora, somados todos estes espaços lacunares do vazio entre as coisas, serve como estacionamento. Estacionar. Tempo de admiração e descoberta, ecos e reconhecimento do outro, do espaço e dos tempos que preservam o segredo das coisas e sua perfeição. Vida, surpreender-se com as imagens, arte da composição e da montagem, amor. 2014 – VÍDEO – https://vimeo.com/110957253
• Cinemargem – tradição é saber lidar com o fogo, não adorar as cinzas” À margem da margem, este curta-metragem foundfootage mescla materiais de arquivos de diferentes filmagens de um jovem diretor em busca de seu cinema.
Exibido na 3ª. Edição do Dobra. 2017, MAM/Rio.
Exibido na 13ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto em junho de 2018.
Exibido no Festival de Itu em novembro de 2018.
Exibido na 17ª edição da MFL-Mostra do Filme Livre, março de 2018.
•Carta a Pero Vaz de Caminha (16mm, 3´ , 2014) – A pornografia pode ser comparada ao cinema. Ao estimular intensamente a pulsão parcial escopofílica (voyerismo), coloca o observador/espectador no papel do terceiro na cópula de outros. “Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis/Com cabelos mui pretos pelas espãduas/E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas/Que de nós as muito bem olharmos/Não tínhamos nenhuma vergonha” (As meninas da gare, poema de Oswald de Andrade) Trata-se da apropriação de um trecho da Carta em que Pero Vaz Caminha informa à Coroa portuguesa sobre a descoberta das terras que viriam a compor o Brasil. Nosso Carta a Pero Vaz de Caminha inverte o caminho paródico de Oswald para acentuar a nova relação, a nova configuração geopolítica que não mais se detém sobre o neocolonialismo como alicerce para o pensamento de uma cultura contemporânea, mas sobre uma cultura midiática via web em que todos os lugares e tempos habitam o agora do contato mais íntimo com as realidades e corpos mais distantes. Anulação do espaço e do tempo na relação escopofílica com as imagens, antropofagia pura.
•Child World – Estamos todos ligados a um mecanismo infantil de satisfação pessoal: uma espécie de consumismo compulsivo que apenas se preocupa em aliviar nossas ansiedades, inseguranças e desesperos. Ironicamente, o homem contemporâneo, em seu conhecimento avançado, não sabe de sua totalidade espiritual, não sabe ao certo o que quer e por isso não pode ser plenamente satisfeito, sentindo-se vazio. Vivemos em um mundo infantilizado em que nós todos somos perdedores.
Exibições:
MFL – Mostra do Filme Livre, [S8]-Mostra de Cine Periferico (Coruña, Espanha), Shortcutz Porto, Campos Entrelaçados, MG, OBLÍQUA/Mostra Internacional de Videoarte & Cinema Experimental de Lisboa, CÓDEC/Festival de Video y Creaciones Sonoras de Cidade do Mexico, MARFICI-Festival Internacional de Cine Indepiendente de Mar del Plata, Convidado pela curadoria de Joacélio Baptista para a Mostra de Videoarte Campos Interpolados durante o Festival de Inverno da UFMG(dia 16 de junho de 2016), Convidado pela curadoria do RISCO CINEMA na Cinemateca do MAM, Rio, 27 de agosto de 2016. 2015 – 35mm + VÍDEO – https://vimeo.com/119832511
• [Antikapitalistischen] – Desfile de intençõeses/tensões: o que há, o que poderia ser e o que resta. Num plano sequência tomada única em super 8, acaso e ironia, palavra de ordem e ordenamento caótico do acaso, anticapitalismo em brados do coletivo em marcha e movimento blasé do individualismo. 2015 – SUPER 8 – https://vimeo.com/147681191
• Metamorfose de Narciso ou Uma cebola na cabeça – Duo Strangloscope e Ángel Rueda (Brasil, Super 8mm/Dupla Projeção, 5min., 2016) – O que é que tem este rapaz para se ver ao espelho todo o dia? Uma cebola na cabeça. O homem converte- se em vegetal pelo sono pesado da fadiga e os deuses pela hipnose transparente de suas paixões. Mas tu, Narciso, formado por temerosas manifestações perfumadas de adolescência transparente, tu dormes como uma flor de água. Narciso, na sua imobilidade, absorvido pelo seu reflexo com a lentidão digestiva das plantas carnívoras, torna-se invisível. Dele só fica a curva alucinante de brancura da sua cabeça, a cabeça de novo mais delicada, a cabeça sustentada na ponta dos dedos da mão insensata, da mão terrível, da mão coprofágica, da mão mortal do seu próprio reflexo. Quanto esta cabeça se fender, quando esta cabeça se rachar, quando esta cabeça se despedaçar violentamente, será a flor, o novo Narciso. 2016 – SUPER 8 – https://vimeo.com/178264080
• Ship – Que sempre existam almas para as quais o amor seja também o contacto de duas poesias, a convergência de dois devaneios. O amor, enquanto amor, nunca termina de se exprimir e exprime- se tanto melhor quanto mais poeticamente é sonhado. Um realista da paixão verá aí apenas fórmulas evanescentes. Mas não é menos verdade que as grandes paixões se preparam em grandes devaneios. Mutilamos a realidade do amor quando a separamos de toda a sua irrealidade. Tomada única em Super 8. 2016 – SUPER 8 – https://vimeo.com/119832511
• Deriva – Percepção-concepção do espaço como labirinto, espaço a decifrar (como um palimpsesto de características secretas) a ser descoberto através da experiência direta. 2017 – VÍDEO – https://vimeo.com/198146389
• Backyard – Perda de ponto de referencia através de movimento informe: afirmação do instante. Imagens dos jardins do quintal de casa, espaço da intimidade e de resistência à ordem pré-estabelecida. Pela alegria dos ritmos aleatórios! 2017 – VIDEO – https://vimeo.com/202698312
• Honra ao mérito ¬- Honra ao mérito é um video found footage de material 16mm que edita uma série de sequências de medalhas militares de honra ao mérito de modo a provocar, através da repetição do gesto, um movimento de escapismo crítico ao elemento exibido. O que é recebido como honra é vergonha, é resultado da destruição de centenas de milhares de vidas em todos os países envolvidos, além de desviar trilhões de dólares do destino que deveriam ter, provendo nossas comunidades, mantendo as escolas, hospitais, bibliotecas e outros investimentos públicos na vida. Exibições:
Exibido a convite do Now&After International Video Art Festival, no Design Center Artplay, Moscou, Russia (de 7 a 16 de fevereiro, 2018) na Sessão Autonomous Reality curadoria Marina Fomenko 2017 – 16MM + VIDEO – https://vimeo.com/198774212
•Leopard Man Study/ Estudo para um homem leopardo – A metamorfose de humano para animal já não simboliza um retorno à natureza selvagem. É impossível a volta a um paraíso natural fantasiado pelo pensamento humano. O ser humano é seu próprio predador.
Vídeo feito durante residência artística em Belgrado. A residência foi realizada a convite do festival Alternative Film Festival como prêmio recebido pelo filme Time Gap no ano de 2014. 2017 – VIDEO – https://vimeo.com/219669043
Exibições:
Alternative Film/Video Belgrade, dezembro de 2017, Dobra 2017, Mostra do Filme Livre 2018
• Inri Cristo
Exibições:
4ª edição da Mostra Pajeú de Cinema, Sertão do Pajeú, Pernambuco, maio de 2018.
•Walden Street – O vídeo é o meio perfeito para meditações melancólicas sobre o visível e o efêmero. Como passar por bons ou maus sonhos – uma jornada solitária através de um mundo em que as imagens reúnem o imaginário e o maravilhoso com todas as suas possíveis combinações. Um espaço nos limites da realidade, mas que inevitavelmente se refere à realidade. Natureza reconstituída por imagens? Nós não queremos copiar a natureza, não queremos reproduzir, queremos produzir como uma planta produz um fruto.
Exibições: .O Sítio – Arte e Tecnologia – como instalação na exposição Strangloscope durante a 10ª. Edição da Mostra Strangloscope. 2017 .
Connect:International Videoarts Festival, The University of Tampa-Film, Animation and New Media. 9 de junho de 2019. Curadoria: Dee Hood https://videoartes.org/duostrangloscope/
https://videoartes.org/wpcontent/uploads/2019/10/CONNECT_2019_PROGRAM-1.pdf .Connect Videoart Program at The Wrong Biennale, 22 de novembro de 2019, curadoria Dee Hood.
Cineporto di Foggia, Itália.
Minimal-Negative Cine-Experiments, em Kino Klub, Croácia, 24 de janeiro de 2020. Curadoria AGITATE21:C Avant-Garde International Team at The Epicentre of The Twenty-First Century, programador: Darko Duilo 2017 – VIDEO INSTALAÇÃO EM 2 CANAIS – https://vimeo.com/228718745
• Vazios Habitados – Através da experiência de vivência de quatro artistas numa abordagem da paisagem circundante de forma processual e conectada com o ambiente, Vazios Habitados busca descrever os questionamentos destes atravessamentos da matéria corpo da paisagem e da luz, da imagem e do pensamento, do sensível e do intransfigurável. E, assim, potencializar também no espectador, ouvinte, o compartilhamento impossível de um universo de sentidos neste sensível compartilhado das imagens e dos sons experimentais vividos nas paisagens sonorase imagéticas da Chapada Diamantina…
Exibições:
30º. Curta Kinoforum (Cinemateca Brasileira,São Paulo),
Videoex Festival 2019 https://videoex.ch/videoex/festival-2019/programm/brazil/brazilvi-lyrical-poetic-and-material-film/vazios-habitados/ 2019 – VIDEO – https://vimeo.com/299043037
• Sólo un poco aquí – No vibrante espaço das imagens, os deuses, cada um em seu lugar, vêm em nossa direção por um grito ou por um rosto e a cor do rosto tem seu grito; e o choro vale o seu peso de imagens no espaço em que a vida amadurece. Realizado durante residência na Cidade do México em [R.A.T] Residências Artisticas por Intercâmbio
Exibições:
Estréia na sede de [R.A.T] Residências Artisticas por Intercâmbio, Cidade do México 2018
Exibido no MOVIMCAT -The Moving Image Catalog Marathon – A plataform for artists moving image curated bu Stefano Miraglia&guests. – Curadoria Hambre Cine/Sebastian Wiedemann em janeiro de 2019
CINEAUTOPSIA-5º. Festival de Cine Experimental de Bogotá, agosto de 2019
AKT#3 POWERPLANT Festival Film Sound Performance Installations Fylkingen, Estocolmo 12 de outubro de 2019 3o.
Festival ECRÃ, MAM-RJ, 18 de julho de 2019
Exibido no 21º. Festival de Cinémas Différents et Expérimentaux de Paris, outubro de 2019 2018 – VIDEO – https://vimeo.com/259199976
Exibição na Mostra 555 – Audiovisual Sem Destino. Galeria A Sala. Com debate numa live após exibição no dia 22 de novembro de 2020.
•Movimento – Num balé corpóreo as imagens jogam com os movimentos de contra-ataque, resistência, rebeldia, buscando responder às atuais lutas antifascistas.
Exibições:
Exibido na Curadoria Videodança da 12ª. Edição da Mostra Curta Audiovisual. Campinas, SP, 30 de maio a 15 de junho de 2019.
Exibido em curadoria Agitate:21C-Avant-Garde International Team at the Epicentre of the Twenty-First Century, no Za Kino Klub Split, Croacia, 29/11/2019.
Selecionado pelo edital Respiro do Itaú Cultural – Audiovisuais a ser exibido a partir de 15 de dezembro de 2020.
Longa-metragem:
•Angelus Novus – A partir do delírio, da mística e do devaneio, romper com a lógica de uma narratividade historicista e positivista. Buscar, na aventura mesma do experimentalismo cinematográfico, um tempo espaço imagem em que o Angelus Novus seja um chamado ao risco e à ruptura com a lógica linear da acachapante contação de histórias críveis. Pelo incrível!!!! – grita o Angelus Novus. 2016 – VIDEO – https://vimeo.com/159311881
Escritos sobre o filme: Angelus Novus, por Daniela Gillone – www.festlatinosp.com.br/2017/angelus-novuspor-daniela-gillone
Exibições em mostras e festivais:
Exibição de estréia na Mostra Strangloscope Convida Daniel Santiago. Exibição com debate com o critico José Geraldo Couto e com o multiartista Daniel Santiago que atuou como performer no longa. Sala de Cinema do CIC – Florianópolis, dezembro de 2016.
Selecionado pelo MFL – Mostra do Filme Livre. Exibição com a presença e debate com os realizadores e com o convidado e ator principal do filme, Edgard Navarro. CCBB/Rio de Janeiro – maio de 2016.
Selecionado pelo FAM – Festival de Audiovisual do Mercosul – Florianópolis, 2016 Selecionado pelo CEN-Cine Esquema Novo de Porto Alegre. Exibição no Instituto Ling – novembro de 2016
Selecionado pelo Dobra – exibição no cinema do MAM, Rio de Janeiro, 2016 Selecionado pela 12ª edição do Festival Latino Americano de São Paulo-Mostra Contemporâneos-28 de julho – Cine SESC.
Convidado pela quinta edição do Cine Rebuceteio – 18 de setembro de 2017-Cinema do Dragão – Fortaleza, Ceará – curadoria: Marcelo Ikeda
Performances multiprojetores:
•Carcará – Conjunto de imagens de arquivo de noticiários dos anos 60 que culmina no golpe de 64 em 16mm alternado com imagens de loops de material filmico pintado e riscado com técnicas de scratching em filme de 35mm e em outros de 16mm além de filmes em Super 8 realizados em outros momentos pelo Duo Strangloscope que dialogam com este mosaico de acontecimentos de um passado do Brasil que retorna, como um fantasma, no momento fascista atual.Performance multiprojetores (1 projetor 35mm, 2 projetores 16mm e 2 projetores Super 8) .
Estréia da performance Carcará no CEN-Cine Esquema Novo, de Porto Alegre, Cinemateca Capitólio – 2018
www.capitolio.org.br/eventos/2286/cen-2018-mostrastrangloscope
Performance Carcará do Duo Strangloscope realizada durante o CEN – Cine Esquema
Novo 2018 – 2 projetores Super8 + 2 projetores 16mm + 1 projetor 35mm. O som foi
feito ao vivo pelo Músico/Performer Rodo Ramos
Exibição da performance Carcará no Cinema do MIS/SC durante o 6º Forum Arte,
Cinema e Audiovisual da edição do Assimetria – sala de cinema do CIC/SC – 27/05/2019
Exibição da performance Carcará no encerramento do Curta Oito-Festival Internacional
de Cine Super 8 de Curitiba – 2019
•Fantasmagorias líquidas – Performance multiprojetores (2 projetores 16mm e 2
projetores Super 8) – criada e realizada pelo Duo Strangloscope + Leonardo Zito e Moira Lacowicz – exibida no Curta Oito-Festival Internacional de Cine Super 8 de Curitiba – 2018
– 2 Performances multiprojetores no Moinho:
Criação de duas performances diferentes para a inauguração do Kino Moinho Base
Filmes/RS-14 de abril de 2019:
•Tessituras sobre vãos e restos – Performance multiprojetores do Duo Strangloscope, com Camila Leichter, Mauro Espíndola e Marcelo Armani como criador de performance sonora ao vivo.
•Sobreimagens E fez-se o fogo – Instalação de Sobreimagens com projetor digital de video de natureza filmado no local e reprojetado sobre a natureza com interferência ao vivo do performer Mauro Espíndola
•Aymberê
Aymberê integra uma trilogia iniciada em Carcará, apresentada em 2018 em mostra
assinada pela dupla catarinense. A obra é realizada através de multiprojetores analógicos com acompanhamento de som digital ao vivo que reúne materiais de filmes alterados,pintados, riscados com a temática dos povos originários contra as injustiças sociais que nos acometem desde os tempos do “”descobrimento”” do Brasil até hoje.
Performance multiprojetores (4 projetores de slides + 2 projetores 16mm) e som digital de Rodrigo Ramos
Selecionada pelo CEN-Cine Esquema Novo de Porto Alegre, 2019. Exibida na abertura
do Festival e recebeu o prêmio O Filme Queima, do juri do CEN.
•Cuerpos Minerales – performance multiprojetores convidada pelo festival mexicano CODEC para ser realizada numa live em 26 de novembro de 2020.