Fábio Leal
Fábio Leal é Bacharel em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes CéliaHelena, tendo cursado anteriormente dois anos de Licenciatura em Artes Cênicasna Universidade Federal de Pernambuco.
No cinema, exerce diversas funções. Trabalhou como assistente de produção na produtora CinemaScópio entre 2012 e 2013, época de lançamento de “O som ao redor,” de Kleber Mendonça Filho. Entre 2013 e 2016 foi coordenador de comunicação da distribuidora Vitrine Filmes e responsável pela comunicação digital de mais de 30 filmes, entre os quais estão “Branco sai, preto fica”, de Adirley Queirós; Mãe só há uma, de Anna Muylaert; e Frances Ha , de Noah Baumbach. Colaborou também com a Pandora Filmes (mídias sociais de “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert), Califórnia Filmes (em “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz) e Imovision (“Casa Grande” , de Fellipe Barbosa). Desde 2013, é curador do festival Janela Internacional de Cinema do Recife.
Em 2016, dirigiu seu primeiro curta-metragem, O porteiro do dia. No total, o filme participou de mais de 25 festivais e mostras nacionais e internacionais. Através de uma parceria com a agência de vendas italiana The Open Reel, o curta foi lançado comercialmente em DVD e VOD em mais de 10 países.
Em 2018, seu curta seguinte, Reforma, estreou no 51º Festival de Brasília, no qual ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Roteiro. O filme seguiu carreira em mis de 35 festivais nacionais e internacionais.
Filmografia
O porteiro do dia (2016)
Reforma (2018)