Heloisa Passos
Heloisa Passos fundou a MAQUINA FILMES em Curitiba em 1989, desde então, produz, fotografa e dirigi curtas, longas, series para TV e instalações através de sua produtora. Presta serviços para outras produtoras, já realizou mais de 50 filmes como diretora de fotografia em diferentes formatos e para diversas mídias. Atua na área da educação, realizando oficinas e cursos de cinema no Brasil e no exterior. É membro, como documentarista, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e como diretora de fotografia, da Associação Brasileira de Cinematografia e do Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do departamento de Fotografia do Brasil (DAFB) e do Cinematographersxx (CXX) nos Estados Unidos.
Recentemente realizou a direção de fotografia dos longas metragens: Cyclone e As Vitrines de Flávia Castro, ambos em pós-produção. Recebeu o prêmio de melhor fotografia no Cinema Eye Honor, 2024 com Nothing Lasts Forever (Berlinale) de Jason Kohn, Fortaleza Hotel (melhor fotografia no 11˚ FICBC) de Armando Praça, Bocaina (Festival do Rio e Mostra de SP 2022) dirigido por Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa.
Fotografou e Co-dirigiu com Beatriz Sayad e Juliana Jardim, A Assembleia – Brasil (Festival do Rio e Mostra de SP 2022).
Como diretora de longa-metragem, estreou no IDFA em 2017, com Construindo Pontes. Recebeu diversos prêmios, entre eles, Prêmio Cora Coralina de melhor filme no XX FICA, Prêmio de la crítica CAMIRA no VIII Festival Márgenes e Prêmio Marco Antônio Guimarães no 50˚ Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Construindo Pontes está disponível nas seguintes plataformas no Brasil: Itunes, GooglePlay, VivoPlay e Now e no mundo todo faz parte do catálogo da GuideDoc.
Dirigiu, produziu e fotografou o longa-metragem Eneida, selecionado para a 27˚ mostra competitiva do Festival É Tudo Verdade, 24˚ Festival Du Cinéma Bréslien de Paris, 21˚ Encuentros del Otro Cine (Equador), entre outros.
Em 2019/2020 foi residente do Field of Vison Fellowship program em Nova York.
Em 2020 foi nominada duas vezes pela direção de fotografia do filme Deslembro, de Flávia Castro (Veneza, 2018): uma pela Associação Brasileira de Cinematografia e outra pela Academia Brasileira de Cinema. Recebeu duas vezes o prêmio de melhor direção de fotografia de longa-metragem, no Festival do Rio, por Viajo porque preciso, Volto porque te amo (Veneza, 2009) de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes e por Mulher do Pai (Berlim, 2017) de Cristiane Oliveira. Recebeu o prêmio de Excelência Cinematográfica no Festival de Sundance, 2007 e no Cinema Eye Honor, 2008 por Manda Bala de Jason Kohn.
Em 2016, fotografou para Márcia Faria a primeira temporada da serie de TV Me Chama de Bruna. A serie obteve a maior audiência da história da FOX para a América Latina.
Heloisa trabalhou como diretora de fotografia adicional para Petra Costa, no documentário indicado ao Oscar de 2020, Democracia em Vertigem e para Ross Kauffman, Sundance FF 2019, Taken by the Tiger. Também fez câmera adicional para o documentário vencedor do Oscar de 2015, Citzenfour de Laura Poitras. Foi co-diretora de fotografia do documentário indicado ao Oscar, Lixo Extraordinário, que estreou no Sundance e em Berlim, 2009.
Heloisa colaborou na realização de instalações com vários artistas, entre eles Wendelein van Oldenborgh, Janaina Tschäpe e Karim Aïnouz. Em 2021, ela participou da exposição coletiva “I Am New Here” com sua Instalação Deserto D’água na Galerie Ron Mandos em Amsterdam.
Heloisa é diretora e produtora de vários curtas-metragens, incluindo o premiado Viva Volta com Raul de Souza e Maria Bethânia. Dirigiu os curtas, Karollyne e Birdie para a plataforma Field of Vision, produzidos por Glenn Greenwald, Laura Poitras e Charlotte Cook. Realizou a direção geral e fotografia da serie para TV, Caminhos, Prêmios TAL de melhor série de TV da América Latina em 2012, no DocMontevideo.
Filmografia
DIREÇÃO
2022 “A ASSEMBLEIA – Brasil”, 72min – codireção com Beatriz Sayad e Juliana Jardim.
Festival do Rio , 2022
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2022
2022 “Eneida”, 79min
“E tudo verdade” 2022
2017 “Construindo Pontes” (Building Bridges), 72min
50˚ Festival de Brasilia de Cinema Brasileiro
IDFA 2017
2015 “Birdie”, 12min
53th New York Film Festival
The Intercept – Field of Vision
2015 “Karollyne”, 14min
The Intercept – Field of Vision
2012 “Entre lá e ca” , 18min
31st Uppsala International short film Festival
17th It’s all true, International Documentary Film Festival (É tudo verdade)
2012 “Panmela Castro” , 3 min
36th São Paulo International Film Festival
2008 “Osório”, 12min
36th Festival de Cinema de Gramado,
19th Sao Paulo International Short Film Festival,
1st Janela Internacional de Cinema de Recife,
2005 “Viva Volta” , 15min
47th Festval Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao,
27th Festival de Cine Latino-Americano de Havana,
21th Festival Internacional de Cine en Guadalajara,
* Melhor documentário no 12º Festival de Cine e Vídeo de Vitória,
*Melhor documentário no 6º Festival Luso Brasileiro de Sergipe,
*Melhor som, Melhor montagem e Melhor direção no16˚ CineCeará,
*Prêmio aquisição Canal Brasil e Prêmio Petrobras Porta Curtas no
*7º Festival Internacional de curtas metragens de São Paulo,
*Grande Prêmio Canal Brasil de curtas metragens 2007,
*Melhor curta metragem Latino Americano no Festival de Cancun 2007.
2002 “Para sempre”, 5min
Festival Mix Brasil
2001 “Do tempo que eu comia pipoca”, 18min
*melhor cinematografia no Eclipse Film Festival, Utah, USA
*melhor trilha sonora para Jaime Zenamon no Festival de Cinema de Curitiba; *melhor direção de arte para Catherine Agniez no 6º Brazilian Film Festival of Miami.
1999 “Ariel,Luz e Tati”
direção de Marina Willer, Fernando Kinas e Heloisa Passos
*Melhor vídeo no Festival do Rio:
*Melhor Vídeo experimental e melhor edição de vídeo no 9˚Cine Ceará.
1989 “Não sei quando volto”
Prêmio “Resgate de Memória Histórica: no 3˚ Fest Vídeo no Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa – Porto Alegre.
1989 “M. Bakun”
Melhor vídeo no salão Curitiba Arte 5 – Curitiba
TV
2012 “Caminhos” , 13 episódios de 26min, direção geral; Heloisa Passos. Direção dos episódios: Heloisa Passos, Katia Lund e Marilia Rocha. Uma co-produção Maquina Fikmes e SESC TV.
* Prêmio TAL de melhor série de TV da América Latina em 2013.
2011 “O Verbo Ser”, 26min
Serie Retratos Brasileiros – Canal Brasil
2006 “Caminho da Escola Paraná” , 52min, estreou no Canal Futura / Globosat, foi licenciado em diversas TVs, tais como TV Câmara e TV3 – Televisión de Catalunya.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – Feature film
2023 “Bocaina” de Ana Flavia Cavalcanti e Fellipe Barbosa
2022 “Eneida” de Heloisa Passos
2022 “Nothing Lasts Forever” de Jason Kohn;
2021 “Fortaleza Hotel” de Armando Praça
2021 “Bocaina” de Ana Flávia Cavalcanti, Felipe Barbosa e Malu Galli;
2018 “Deslembro”, de Flávia Castro;
2017 “Construindo Pontes”, de Heloisa Passos;
2016 “Mulher do Pai”, de Cristiane de Oliveira;
2015 “5x Chico – o velho e sua gente”, de Ana Rieper, Eduardo Nunes, Gustavo Spolidoro, Camilo Cavalcante e Eduardo Goldenstein ;
2015 “Time to Choose”, de Charles Ferguson;
2013 “Girl Rising”, de Richard Robbins;
2012 “O que se move”, de Caetano Gotardo;
2011 “Amor?”, de João Jardim;
2011 “Rânia”, de Roberta Marques;
2010 “Lixo extraordinário”, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley;
2010 “Como esquecer”, de Malu de Martino, (estréia dia 7 de outubro de 2010);
2009 “Viajo porque preciso volto porque te amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes;
2009 “O amor segundo B. Schianberg”, de Beto Brant;
2009 “Antes de hoje depois de amanha”, de Chris Liu;
2008 “KFZ 1348” de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso;
2007 “Manda Bala” de Jason Kohn;
2006 “Mulheres do Brasil” de Malu de Martino;
2006 “Meninas” de Sandra Werneck.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – tv
2016 “Me chama de Bruna” – FoxPrime – 8 episódios – de Márcia Faria
2015 “Amores Livres” – GNT – Globosat / 9 episódios – de João Jardim;
2014 “Família é Família” – GNT – Globosat / 9 episódios – de João Jardim;
2012 “Caminhos” – SESCTV / 8 episódios – de Heloisa Passos;
2012 “Novas Familias” – GNT – Globosat / 5 episódios – de João Jardim;
2011 “Oscar Freire, 274” – Multishow – Globosat / 15 episódios – de Márcia Faria;
2009 “O amor segundo B. Shienberg” – TV Cultura / 4 episódios – de Beto Brant;
2008 “Alice” – HBO / episódio 13 –, de Karim Aïnouz;
2007 “Image a Parole” – SESCTV – de Michel Favre;
2007 “Vão dos buracos” – DocTV/TV Educativa – de Malu Tavares e Aline Mineiro;
2006 “Caminho da Escola Paraná” – Canal Futura – de Heloisa Passos;
CAMERA ADICIONAL
2014 “Citzenfour”, de Laura Poitras, Oscar de Melhor documentário 2015,
2005 “Gaijin – ama-me como sou”, de Tizuka Yamasaki,
2000 “Menino Maluquinho 2” , de Fernando Meireles e Fabrizia Alves Pinto.
AWARDS
Prêmio ABC de melhor fotografia de documentário, Construindo Pontes;
Menção Honrosa no CineEco / Portugal, Construindo Pontes;
Premio de la crítica CAMIRA no VIII Festival Márgenes / Espanha. Construindo Pontes;
Prêmio Marco Antônio Guimarães pela melhor utilização de material de pesquisa cinematográfica brasileira, 50 ˚ Festival de cinema Brasileiro de Brasília, Construindo Pontes;
Grande Prêmio Cora Coralina de Melhor filme e Prêmio júri jovem de Melhor filme no XX FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Construindo Pontes;
Melhor Fotografia no Festival de Cinema do Rio 2016, Mulher do Pai;
Melhor Fotografia Melhor Rainbow Film Festival 2011, Como Esquecer;
Melhor Fotografia Festival de Cinema de Cuiabá 2010, Viajo porque preciso volto porque te amo;
Melhor Fotografia no Festival de Cinema do Rio 2009, Viajo porque preciso volto porque te amo;
Melhor Cinematografia Cinema Eye Honor 2008, Manda Bala;
Melhor Fotografia 36˚ Festival de cinema de Gramado, 2008, Areia;
Excelência Cinematográfica Sundance Film Festival 2007, Manda Bala;
Melhor direção 16˚ Cine Ceará, 2006, Viva Volta;
Melhor Fotografia Jornada de Cinema da Bahia 2003, Visionários;
Melhor Fotografia Catarina Festival de documentário 2003 Visionários;
Prêmio Especial do Júri para a fotografia 30º Festival de cinema de Gramado, 2002, O Fim do Ciume;
Melhor Cinematografia Eclipse Film Festival 2002, Do tempo que eu comia pipoca;
Melhor Fotografia Brazilian Film Festival of Miami 2001, Brennand de ovo-omnia;
Melhor Fotografia Cine Ceará 2001, Brennand de ovo-omnia.