Kamikia Kisedje
Meu nome é Kamikia Kisedje, do povo Kisedje, da TI Wawi, estado do Mato Grosso, Brasil. Fui formado pelo projeto Vídeo nas Aldeias, escola de cinema para os povos indígenas do Brasil. Desde o ano 2000 acompanho e registro em áudio e vídeo as lutas dos povos indígenas do TIX- Território Indígena Do Xingu.
Minha família, viajar, fotografar e filmar são as minhas paixões. Comecei a fotografar em 2005, mas foi em 2007 que mergulhei definitivamente, sendo fotógrafo, cineasta e oficineiro (ensinando aos outros as técnicas que aprendi), o que me fez viajar o mundo todo e o Brasil. Hoje sou o cineasta e fotógrafo mais atuante e conhecido no movimento indígena.
Construí um caminho muito particular como repórter indígena, uma espécie de cine jornalista que registra eventos como reuniões, festas e outras manifestações culturais e políticas indígenas. Com um canal no YouTube, acompanho o movimento indígena nacional, as manifestações políticas e também as questões que envolvem o meu povo. Por minha ampla atuação no movimento indígena e um trabalho consistente sobre a temática das mudanças climáticas, me tornei uma referência importante para diversos povos e cineastas em formação, me tornei um agente multiplicador, dando oficinas de formação audiovisual em todo o país. Meu trabalho como fotógrafo, cinegrafista e editor tem me levado a diversas regiões do Brasil e do mundo acompanhando o movimento indígena e lideranças importantes dentro da política indigenista. Trabalho como fotógrafo e cineasta freelancer.