Pedro Aspahan
Pedro Aspahan é doutor em Comunicação pela UFMG, com estágio doutoral na King’s College London, estudando as relações entre Cinema Moderno, Música Contemporânea e a Estética do Serialismo na obra de Straub-Huillet. Concluiu o Mestrado na UFMG com a dissertação “Entre a escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson”. No campo do cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador, especializando-se no campo do documentário. Seu longa, Matéria de Composição (2013, 82′), sobre os processos de criação da composição musical contemporânea, recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado, coordenando o trabalho audiovisual junto ao Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.
Filmografia
Nas Giras do Vento (2020, 25′)
Noite que não finda (2020, 6′)
Makota Valdina (2019, 52′) Dinha (2018, 17′)
Ouver: Diálogos Interartes (2017, 116′)
Territórios de Invenção (2017, 86′)
Territórios Musicais (2017, 18′) #from the life of bees (2015, 7′)
Matéria de Composição (2013, 82′)
Ressonâncias (2012, 50′)
Estátua de Pessanha (2011, 8′) Centros (2003, 40′)