Safira Moreira
Safira Moreira nasceu no bairro do Engenho Velho da Federação, Salvador, em 1991. Há anos trabalha com imagens de pessoas negras, ao redor de uma política da memória. É diretora de fotografia, diretora e roteirista. Formou-se em cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Roteirizou, dirigiu e montou seu primeiro curta-metragem “Travessia”, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais; distribuído pela Vitrine Filmes em 2018; e em 2019 filme de abertura do Festival Internacional de Rotterdam. Dirigiu a fotografia do curta “Eu, minha mãe e Wallace” (Irmãos Carvalho) premiado como Melhor Filme pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e do longa-metragem “A Matéria Noturna” (Bernard Lessa), premiado como melhor filme na mostra Futuro Brasil no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2019 roteirizou e dirigiu a série documental “Iyas Idanas – Mulheres da Cozinha”, em fase de montagem. Trabalha desde 2018 no longa-metragem CAIS, premiado no FUNDO AVON MULHERES DO AUDIOVISUAL e no RUMOS ITAÚ CULTURAL.
Filmografia
Direção
Iyas Idanas (Previsão: 2021) – Série documental de 5 episódios de 26 minutos, HD
Seleção Chamada Pública FGM
CAIS (Previsão: 2022) – Longa-metragem, documentário, 71 minutos, 4K, obra cinematográfica
Premiado no FAMA, Fundo Avon Mulheres no Audiovisual
Travessia – 2017, Curta-metragem, documentário, 5 minutos, HD, obra cinematográfica
Premiado e exibido em diversos festivais ao redor do mundo. Prêmio de Melhor Filme no CachoeiraDoc;, Melhor filme pelo júri jovem do Panorama Coisa de Cinema; Prêmio Especial do Júri na Semana dos realizadores. Filme de abertura do Festival Internacional de Roterdão em 2019. Distribuído em 2018 pela Vitrine Filmes nas salas comerciais.
Nascente – 2020,Curta-metragem, documentário, 5min, HD, obra cinematográfica
Programa IMS Convida do Instituto Moreira Salles; Selecionado para a MIMB Mostra de Cinema Negro
Direção de fotografia:
Eu, Minha Mãe e Wallace – 2018, Curta-metragem, ficção, 25 minutos, HD, obra cinematográfica
Selecionado para diversos festivais e mostras nacionais e internacionais. Premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdã
A Matéria Noturna – 2018/2021, Longa-metragem, ficção, 74 minutos, HD, obra cinematográfica
Premiado como Melhor Filme na mostra Futuro Brasil no Festival de Brasília