Simone Cortezão
Nascida em Timóteo, 1983, Simone Cortezão é uma roteirista, diretora, produtora e montadora desde 2008.
Cineasta, Artista Visual e Pesquisadora, é Mestre em Artes Visuais pela UFMG e Doutora também em Artes Visuais pela UERJ. Entre o cinema e as artes visuais, desenvolve trabalhos com interfaces no urbanismo, artes visuais e o cinema, trabalhando principalmente com a criação de narrativas documentário-ficcionais e suas articulações entre memória e amnésia das cidades; história e ficção; paisagens entrópicas, biologia, geologia e economia.
Escreveu e dirigiu os filmes de curta-metragem “Até que chegue o fresco do dia” (DV, 2008); “Abismo Circular” (DV, 2009); “Notas Imprevistas” (DV, 2009); “Vago Vizinho” (HD, 2013); e “Subsolos” (DCP, 2015) – ‘melhor curta’ durante o 17º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Melhor Curta da MFL- Mostra filme Livre.
“Navios de Terra” (DCP, 2017) é seu primeiro filme de longa-metragem como roteirista e diretora, e teve sua estreia durante o prestigiado Visions du Réel International Film Festival Nyon e recebeu a ‘menção honrosa de melhor contribuição artística’ durante o VI Olhar de Cinema Festival Internacional de Cinema de Curitiba e melhor filme na Mostra Filme Livre MFL.
Exibiu filmes em diversos festivais nacionais e internacionais como: Visions du Réel, Novo Festival Latino-Americano de Cinema – Havana / Cuba, Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar – Chile, Festival de Cinema de Tiradentes, Festival de Cinema de Gramado, FestCurtasBH, entre outros.
Filmografia
“Navios de Terra” (70’, 2017)
“Subsolos” (31’, 2015)
“Vago Vizinho” (codireção Ramilson Noronha) (20’, 2013)
“Notas Imprevistas” (5’, 2009)
“Abismo Circular” (5’, 2009)
“Até que chegue o fresco do dia” (17’, 2008)