Helvécio Marins Jr.
Helvécio Marins Jr., é pós graduado em cinema pela PUC-MG. Seus filmes receberam mais de 60 prêmios nos mais importantes festivais internacionais e brasileiros, como Veneza, Havana, Nantes, Barcelona, Jeonju, Mar del Plata e Brasilia. Foram selecionados e exibidos nos principais festivais e mostras de cinema como Toronto, Veneza, Berlim, Locarno, San Sebastian, Roterdã, IDFA,, Sundance, Centre Georges Pompidou e MoMA NY.
“Girimunho”, seu primeiro longa-metragem, foi uma co-produção Brasil/Alemanha/Espanha/França e na sua estréia mundial durante o 68º Festival de Veneza, recebeu o prêmio “Interfilm”. Foi distribuído comercialmente na França, Alemanha e Espanha, além de outros 8 países, recebendo excelentes resenhas nos mais prestigiosos meios da crítica internacional, como “Le Monde”, “Sight and Sound”, “El País”, NY Times, “Tagesspiegel”, “Variety”, “Público”, etcs.
Em 2012 a Lume lançou no Brasil a sua coletânea de curtas, mesmo ano em que o festival internacional de Curtas de Vila do Conde, em Portugal, exibiu uma retrospectiva de sua obra, assim como a cinemateca alemã em setembro de 2014. No mesmo ano, o realizador foi premiado pelo governo alemão através da DAAD/Berlim pela relevância de sua obra.
“Querência”, seu segundo longa, foi lançado mundialmente no 69o Festival de Berlim em 2019 e ganhou o prêmio de melhor flme no 20o Festival de Jeonju, Coréia do Sul. O filme é uma co-produção Muiraquitã, Canabrava e Videofilmes e tem Walter Salles como co-produtor.
“Lutar, Lutar, Lutar”, documentário sobre a história do Clube Atlético Mineiro e co-dirigido por Sergio Borges será lançado comercialmente no Brasil em novembro de 2021. Exibido nos Festivais de Roterdã, Buenos Aires, Nantes, entre outros.
Helvécio escreve o roteiro de seu primeiro longa português, “Se vens por bem podes entrar, se vens por mal põe-te a cavar”, produzido por Luís Urbano e O Som e a Fúria.
Filmografia
Querência (2019) – Helvécio Marins Jr.
Fernando que ganhou um pássaro do mar (2013) – Helvécio Marins Jr.
Girimunho (2011) – Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr.
Nem marcha nem chouta (2009). Curta-metragem.
Trecho (2006) – Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr.
Nascente (2005) – Helvécio Marins Jr.
2 homens (2001) – Helvécio Marins Jr.