Rafael Urban
Cineasta e roteirista paranaense. Formado em jornalismo, estudou na pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Desde 2006, realizou cinco curtas-metragens, incluindo Ovos de dinossauro na sala de estar, exibido em 25 festivais brasileiros e selecionado para a competição do 41o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda. Coordenou o Putz – Festival universitário de cinema e vídeo de Curitiba e foi o curador da programação do Curta 8 – Festival internacional de cinema super 8 de Curitiba. Como jornalista, trabalhou em diversos veículos de imprensa,como a Folha de Londrina, onde manteve uma coluna com críticas sobre o cinema brasileiro e a coluna Geladeira, em que contou a história de curitibanos a partir de seus eletrodomésticos. Também editou a revista de cinema Juliette e publicou seus artigos nas revistas piauí, Galileu e Reader’s Digest. Dirige, com João Castelo Branco, a produtora Tu i Tam Filmes, baseada em Curitiba, Paraná.
Filmografia
Ovos de dinossauro na sala de estar (2011). Curta-metragem. Melhor direção no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro; Favorito do público no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo; Melhor filme (júri da crítica) no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal). Competição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã.
Bolpebra (2011). Curta-metragem em codireção com Guilherme Marinho e João Castelo Branco. Melhor filme no Festival de Documentários de Cachoeira.
Uma volta no parque (2008). Curta-metragem.
Atrizes (2008). Curta-metragem.
João e Maria (2006). Curta-metragem. Melhor filme (júri popular) do Festival de Cinema Super 8 de Campinas.